Thursday, November 11, 2010

Hotel: Informacoes que nao sao passadas ao hospede durante a reserva.

Sabe aquele ditado "Eh na pratica que a gente aprende"? Entao, foi trabalhando aqui na Irlanda de housekeeper (um nome lindo pra camareira) que eu aprendi o que nao fazer em um hotel, ou melhor, o que nao utilizar.
Tem gente que quando vai pra algum hotel faz questao de fazer valer cada centavo pago pela diaria. Usa tudo que tem no quarto. Se essa pessoa soubesse a furia que ela causa na camareira e o quanto isso pode ser prejudicial a ela mesma, jamais o faria! As camareiras sao, na verdade, um grande exercito de cretinas.
Sabe aqueles copinhos lindos, com aparencia de limpos que ficam em cima de uma mesinha (geralmente do lado da TV)? Jamais coloque a sua boca linda e limpa, tratada com Listerine neles! Voce acha mesmo que esses copos sao trocados a cada limpeza realizada no quarto? Haha! Bobinho... Nao! Eles sao simplesmente limpos e colocados de volta no lugar. Entenda que quando eu digo "limpos" isso nao quer dizer "lavados", muitas vezes isso quer dizer apenas "secos no mesmo pano que a filha da puta da camareira usou pra tirar o po do quarto inteiro ou, sei la, limpar o chao do banheiro".
Ainda no assunto "copos" eu gostaria de lembra-los que muitas vezes, por mais que a camareira se esforce pra deixar tudo na mais perfeita ordem, isso nao eh suficiente. Um hotel eh feito pelos hospedes e voce nunca sabe o que fez a pessoa que ocupou o quarto antes de voce. Um belo dia, eu entrei em um quarto ocupado por um casal e 3 criancas (o mais velho deveria ter uns 8 anos) e sabe o que eu vi no criado mudo? Um copo, cheio d'agua com uma camisinha usada dentro. A coisa tava la, boiando no copo pra quem quisesse ver. Essa eh apenas uma das coisas horroras que eu tive o desprazer de vivenciar, eu poderia passar horas aqui relembrando varios casos (principalmente os de "cu descentralizado").
E sabe qual a melhor parte? Isso eh quase um curso de graduacao, tipo veterinaria ou medicina, voce tem que ter estomago pra chegar ate o fim. No comeco voce acha tudo nojento, pensa no bem-estar do hospede, critica quem o faz e se nega a descer a tal nivel. Ate que um dia que voce se pega um quarto, num domingo de manha, com sete pessoas dentro, que fazem questao de jogar o lixo no chao (bem do lado do cesto) e que ainda, quando encontram com voce no corredor, nao dizem nem "Good morning".
As funcionarias mais experientes vao ensinando as mais novas e quando voce recebe o certificado de "Funcionaria do mes" anexado ao uma garrafa de vinho e um sorriso da sua manager quer dizer que voce chegou ao grau maximo de filhadaputisse. Eu fui a do mes de Fevereiro :)
Cuidado com a agua sanitaria, ela eh a maior inimiga. A historia mais recente foi de uma "colega de categoria" (me recuso a citar nomes, mas a Carol sabe de quem eu to falando hehe) que estava la a fazer seu trabalho, tranquilamente, tudo certinho, sem incomodar ninguem. Eis que uma hospede se aproxima e reclama que o quarto dela ainda nao havia sido limpo. Como se ela fosse a unica hospede do hotel e ninguem tivesse mais nada pra fazer da vida (lembrando que cada camareira tem, em media, 12 quartos CADA UMA pra serem limpos em questao de 6 horas). A jovem mocoila explicou entao que ela havia acabado de comecar seu trabalho e que o quarto dela seria o proximo a ser limpo. Nao satisfeita, a hospede continuou a reclamar. Adivinha o que aconteceu? A camareira pensou "Ah, voce quer limpeza, neh? Pois bem." Pegou a garrafinha de agua sanitaria e desinfetou TUDO! Ate mesmo a escova de dentes que estava na pia. Nao satisfeita ainda usou o mesmo produto como purificador de ar.
Eu gostaria de ler algum depoimento de alguem que trabalhe na cozinha de algum restaurante, depois do que eu presenciei como camareira eu tenho certeza que na cozinha eh muito pior. Tenho mais medo ainda quando eu penso no ditado "Voce eh o que voce come". Do jeito que eu sou chata, vai saber o que eu ando comendo por ai.
Antes que digam "Ah! Mas esse eh seu emprego, voce sabia o que ia fazer quando entrou la, agora nao reclama". Nao eh bem assim, minha gente. Nao nos importamos em fazer o nosso trabalho (principalmente quando o hospede eh legal e a gorjeta eh boa). Mas ninguem merece aturar provocacoes de alguem que nem sabe quem voce eh, mas te julga pelo uniforme que veste.
Portanto fica ai a dica: jamais julgue o sub-empregado, voce nao sabe do que ele eh capaz.

6 comments:

Ronan said...

Bã... Legal o nome do blog, hehehe. bom, em hotel se hospeda gente de quase tudo que é tipo, faz sujeirada e tal. Mas agora, bobo é quem quer inventar de reclamar sem razão. Sofre na mão de camareira, garçon, pizzaiolo, etc...

Renan said...

hahaha belo post, vou aparecer aqui de tempo em tempo para ver o que está rolando. Pretendo ir pra dublin em março/abril e é bom ter a visão de alguém que não maqueia tudo o que faz para ficar bonito na foto! boa sorte!

Lucia said...

Hahaha, ri muito com essa. Watch out baby, you have no idea who´s under this uniform!!!

Anonymous said...

hahahahaha ADOREIIII LI!
é exatamente isso q acontece ou coisa bem pior!!!!
ja fiz cada uma tbm, odeio gente chata q fica reclamando por nada e acha q nos somos as pessoas mais rapidas do mundo tipo aquele super heroi q eu esqueci o nome agora!!!
Se eu tivesse q dar uma dica, seria: JAMAIS HOSPEDE-SE NO HOTEL Q EU E A ALINE TRABALHAMOS!!! KKKKKKKKKKKKKKKK bjossss bruna

Priscila said...

Aline adorei seu post...Você mostra bem a realidade, não somente a parte boa de um intercâmbio...Mostra flores e espinhos...Legal, adorei!!

Edu Giansante said...

eu acho que é tudo assim! a vida é feita de gambiarras.. nunca reclame de um servico antes de ele ser feito!